As ferramentas que um laboratório de recuperação de dados possui
As ferramentas de recuperação de dados de hardware são dispositivos ou equipamentos especializados usados para recuperar dados de dispositivos de armazenamento fisicamente danificados ou com falhas, como discos rígidos, unidades de estado sólido (SSDs) e outros dispositivos de armazenamento. Normalmente, estas ferramentas são utilizadas por serviços profissionais de recuperação de dados, uma vez que requerem competência técnica. Eis alguns exemplos de ferramentas e equipamentos de recuperação de dados de hardware:
- Instalações de Sala Limpa: As salas limpas são ambientes especialmente concebidos com níveis controlados de partículas em suspensão no ar, temperatura e condições de humidade. São essenciais para abrir e trabalhar em discos rígidos fisicamente danificados num ambiente livre de poeira.
- Ferramentas de Substituição de Cabeças e Pratos: Quando as cabeças de leitura/escrita de um disco rígido estão danificadas ou desalinhadas, são utilizadas ferramentas especializadas para as substituir em segurança ou realinhá-las com os pratos dentro do disco.
- Ferramentas de Remoção de Pratos: Em alguns casos, os profissionais de recuperação de dados podem ter de remover os pratos de um disco rígido para técnicas avançadas de recuperação. Ferramentas de remoção de pratos especializadas garantem que este processo é realizado em segurança.
- Ferramentas de Reparação de PCB (Placa de Circuito Impresso): Se o problema de um disco rígido estiver relacionado com uma PCB defeituosa, os especialistas em recuperação de dados podem usar ferramentas de reparação de PCB para reparar ou substituir a placa de circuito danificada.
- Ferramentas de Reparação de Firmware de HDD: Problemas de firmware podem causar a perda de dados, e existem ferramentas disponíveis para reparar ou atualizar o firmware em discos rígidos para recuperar dados.
- Adaptadores de Recuperação de Dados de SSD: As unidades de estado sólido frequentemente requerem adaptadores especializados para as ligar ao equipamento de recuperação de dados. Estes adaptadores permitem que os especialistas em recuperação de dados acedam aos chips NAND e recuperem dados.
- Copiadores de Recuperação de Dados: Os copiadores de recuperação de dados são utilizados para criar cópias bit a bit de discos danificados, a fim de evitar uma maior perda de dados durante o processo de recuperação.
- Estações de Trabalho de Recuperação de Dados: Tratam-se de computadores e configurações de software especializadas usadas por profissionais de recuperação de dados para interagir com e recuperar dados de dispositivos de armazenamento danificados.
- Scanners de Pratos: Estas ferramentas são usadas para analisar os pratos de discos rígidos a fim de identificar e recuperar dados de áreas danificadas.
- Microscópios: Microscópios de alta potência são frequentemente utilizados para inspecionar e diagnosticar danos físicos em componentes de discos rígidos.
É importante salientar que o uso de ferramentas de recuperação de dados de hardware requer um elevado nível de competência e deve ser realizado por profissionais treinados. Tentar recuperar dados utilizando estas ferramentas sem o conhecimento e a experiência necessários pode resultar em danos adicionais ao dispositivo de armazenamento e perda permanente de dados. Se tiver sofrido uma perda de dados devido a danos físicos ou avarias de hardware, é melhor consultar um serviço profissional de recuperação de dados que tenha acesso a estas ferramentas especializadas e à experiência para as utilizar eficazmente.
Outros artigos
As 10 Melhores Aplicações Gratuitas de Recuperação de Dados
A perda de dados pode ser um pesadelo, mas felizmente, existem ferramentas de recuperação de dados disponíveis que podem ajudar a recuperar arquivos preciosos que…
Ler artigo